Prof.Dr.Luis Carlos Figueira de Carvalho

Widgets

Translate this Page
POS GRADUAÇÃO
Por que fazer uma pós-graduação?
Melhorar curriculo
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (2381 votos)




ONLINE
2






CITOCROMO B

CITOCROMO B

INTOLERÂNCIA A EXERCÍCIO EM PACIENTES COM MUTAÇÕES NO CITOCROMO B

Pesquisa realizada por: CIRO BEZERRA VIEIRA

DISCIPLINA BIOQUIMICA METABÓLICA. CURSO DE MEDICINA. UEMA. CAXIAS-MA



O citocromo b é a principal subunidade trasmenbranar dos complexos citocromo bc1 e b6f. É uma hemeproteína que está presente nas mitocôndrias e exerce um papel de fundamental importância na cadeia respiratória, pois está envolvido com o transporte de elétrons e a geração de ATP. Sua estrutura se compõe de 400 resíduos de aminoácidos. Essa proteína é utilizada como uma região do DNA mitocondrial para determinar as relações evolutivas entre grupos, por causa de sua variabilidade de sequência. Apesar de sua importância, o citocromo b está sujeito a uma série de mutações que podem originar sérias doenças mitocondriais.
INTOLERÂNCIA A EXERCÍCIO
O quadro de intolerância a exercício não é uma doença, como muitos pensam, mas é na verdade um sintoma que decorre geralmente por algum tipo de problema de saúde. As causas podem ser variadas, desde problemas cardíacos e distúrbios metabólicos chegando a ser causada também por doença mitocondrial dentre as quais se destaca as mutações no citocromo b. Os principais sintomas são: fadiga excessiva, cãibras musculares ou dores. As consequências também são diversas, mas dentre as principais se pronunciam a dificuldade de realizar grandes esforços, atividades prolongadas, e pode ocasionar, dependendo do nível de gravidade, a intolerância até mesmo a pequenas atividades.
O tratamento adequado depende da doença que está causando esse sintoma. O médico pode receitar medicamentos multivitamínicos para conter a fadiga decorrente de má nutrição. Ao paciente é indicado realizar sessões de fisioterapia passiva que irá fortalecer os músculos e gradativamente readaptá-lo a uma rotina de exercícios físicos. O médico, junto a uma equipe de acompanhamento nutricional, também pode realizar uma dieta alimentar adequada que consiga repor os níveis de energia adequados.
MUTAÇÕES NO CITOCROMO B E SUAS RELAÇÕES COM A INTOLERÂNCIA A EXERCÍCIO
É comum a ocorrência de miopatias mitocondriais que afetam vários órgãos do corpo e que estão associadas com mutações no DNA mitocondrial (mtDNA). Mas, existe uma forma específica de miopatia mitocondrial que tem como principal sintoma a intolerância a exercício. Isso decorre principalmente de mutações em nível do citocromo b. Uma pesquisa publicada no renomado “The New England Journal of Medicine”, com o título “Exercise Intolerance Due to Mutations in the Cytochrome b Gene of Mitochondrial DNA” demonstrou, com estudos e análises bioquímicas, todo o processo pelo qual foi descoberta essa relação, bem como interessantes conclusões a respeito do assunto.
Em 1933 um homem de 25 anos foi diagnosticado com intolerância a exercício e fraqueza proximal. Analisando-se com mais propriedade sua condição descobriu-se uma mutação no citocromo b, que gerou como resultado uma diminuição na atividade do complexo bc1. A mutação atuou substituindo um resíduo de glicina conservado por um de aspartato na posição 290. Após este caso analisado, observou-se que outros pacientes que constavam de sintomas semelhantes e igualmente com atividade diminuída do complexo bc1 tinham outras mutações no citocromo b. Em uma delas, um glutamato substituiu uma glicina conservada na posição 339, e uma serina substituiu uma glicina conservada na posição 34. Em outro caso, um paciente com severa cardiomiopatia hipertrófica tinha uma mutação em que uma glutamina substituiu uma glicina conservada na posição 166.
Todas as mutações observadas de glicina para aspartato ou glutamato se localizavam no citocromo b próximo ao sítio Qo para oxidação de ubiquinol, enquanto a mutação da glicina para a serina estava próxima do sítio Qi da redução de ubiquinol. Os pesquisadores que realizaram o estudo suspeitaram de dano oxidativo recorrente das mutações, pois todas envolviam uma transição de guanina para adenina no mtDNA. Houve mutações de dois tipos principalmente: de sentido errado (missense) e sem sentido (nonsense). No primeiro caso, uma glicina conservada foi substituída por uma molécula maior de modo que a estrutura do citocromo b foi alterada e a atividade catalítica do complexo bc1 foi reduzida. No segundo caso, houve delação de 24 pares de bases do mtDNA. Esses dois casos levaram os pacientes a um quadro de intolerância ao exercício, acidose lática e mioglobinúria.
O estudo chegou à conclusão de que, apesar das mutações ocorrerem em nível das mitocôndrias, elas não são de herança materna. Ao contrário, ocorrem nos tecidos musculares e levam a crer que sejam mutações somáticas que ocorreram durante o tempo de diferenciação das células-tronco miogênicas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O citocromo b, portanto, possui fundamental importância nos processos do corpo humano e se relaciona de maneira direta com a intolerância a exercício físico. É preciso ter especial atenção em casos desse tipo para que o caso clínico do paciente seja diagnosticado de maneira correta e o mesmo receba o tratamento devido. Visto que intolerância a exercício pode ser relacionada também a outros fatores, o profissional da saúde deve ser criterioso na análise.
As conclusões que o trabalho obteve foram de suma importância no meio médico profissional e acadêmico. Estudos como esse contribuem significativamente para avanços e melhorias na área da saúde. A medicina torna-se cada vez mais específica e desse modo com melhor eficácia para o homem.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Andreu, A. L., Hanna, M. G., Reichmann, H., Bruno, C., et al. Exercise intolerance due to mutations in the cytochrome b gene of mitochondrial DNA. N. Engl. J. Med. 341:1037, 1999. In: Manual de Bioquímica Com Correlações Clínicas. 7º ed. 2011.
Citocromo b, Función, Estructura, Uso en filogenia, Significado clínico, Los genes humanos. Disponível em: <http://centrodeartigo.com/articulos-utiles/article_100214.html>
Como tratar a intolerância ao Exercício. Disponível em: <http://drogapires.com.br/como-tratar-a-intolerancia-ao-exercicio/>
Sintomas e Tratamentos para a Fadiga e Intolerância ao Exercício. Disponível em: <http://mjccorretora.com.br/Dicas-de-saude/sintomas-e-tratamentos-para-a-fadiga-e-intolerancia-ao-exercicio/>
Citocromo. Disponível em: <http://www.infopedia.pt/dicionarios/termos-medicos/citocromo>

Pub

CONSULTORIA ACADÊMICA: 

Professor e orientador para sua vida acadêmica, que propõe dar suporte didático-pedagógico e orientações para que você almeje seus objetivos, de forma prática e rápida.

Existe duas maneiras de chegar a algum lugar. Uma de forma aleatória, com tentativas de acertos e erros; e, outra, orientada e supervisionada por alguém que conhece o caminho das pedras.