Prof.Dr.Luis Carlos Figueira de Carvalho

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Aprendizagem Baseada em Projetos

Aprendizagem Baseada em Projetos

ACESSE TEXTO ORIGINAL AQUI

A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia que permite aos alunos adquirir conhecimentos e habilidades essenciais no século XXI, por meio do desenvolvimento de projetos que respondem a problemas da vida real.  Os alunos tornam-se protagonistas de sua própria aprendizagem e desenvolvem sua autonomia e responsabilidade, pois são eles os responsáveis ​​por planejar, estruturar o trabalho e desenvolver o produto para solucionar a questão levantada. O trabalho do professor é orientá-los e apoiá-los durante todo o processo. Mostramos a você como aplicar o aprendizado baseado em projetos em dez etapas por meio de um simples tutorial em vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=OzSZ3kZdMp8

 

APLIQUE ESTA METODOLOGIA EM DEZ ETAPAS

  1. Seleção do tema e abordagem da questão norteadora. Escolha um tema ligado à realidade dos alunos, que os motive a aprender e que permita desenvolver os objetivos cognitivos e de competência  do curso  que deseja trabalhar. Em seguida, faça uma pergunta norteadora aberta que o ajudará a detectar seus conhecimentos prévios sobre o assunto e convide-os a pensar sobre o que devem investigar ou quais estratégias devem implementar para resolver o problema. Por exemplo: Como você educaria os habitantes de sua cidade sobre hábitos saudáveis? Que campanha você faria para apresentar aos turistas a história da sua região? A vida é possível em Marte?
  2. Formação da equipe.  Organize grupos de três ou quatro alunos, para que haja diversidade de perfis e cada um desempenhe um papel.
  3. Definição do produto ou desafio final. Estabeleça o produto que os alunos devem desenvolver com base nas habilidades que você deseja desenvolver. Pode ter diferentes formatos: uma brochura, uma campanha, uma apresentação, uma investigação científica, um modelo... Recomendamos que lhes forneça uma rubrica que indique os objetivos cognitivos e de competência que devem atingir e os critérios de avaliação eles.
  4. Planejamento. Peça-lhes que apresentem um plano de trabalho onde especifiquem as tarefas previstas, os responsáveis ​​por cada uma e o calendário para as realizar.
  5. Pesquisa. Você deve dar autonomia aos seus alunos para que eles pesquisem, contrastem e analisem as informações necessárias para a realização do trabalho. Seu papel é guiá-los e agir como um guia.
  6. Análise e síntese. Chegou a hora de seus alunos reunirem as informações coletadas, compartilharem suas ideias, debaterem, desenvolverem hipóteses, estruturarem as informações e buscarem juntos a melhor resposta para a pergunta inicial.
  7. Elaboração do produto.  Nesta fase, os alunos terão que aplicar o que aprenderam para fazer um produto que responda à pergunta feita no início. Incentive-os a liberar sua criatividade.
  8. Apresentação do produto.  Os alunos devem apresentar aos colegas o que aprenderam e mostrar como responderam ao problema inicial. É importante que eles tenham um roteiro estruturado para a apresentação, expliquem de forma clara e apoiem as informações com uma ampla variedade de recursos.
  9. Resposta coletiva à pergunta inicial. Terminadas as apresentações de todos os grupos, reflita com seus alunos sobre a experiência e convide-os a buscar juntos uma resposta coletiva para a pergunta inicial.
  10. Avaliação e auto-avaliação.  Por fim, avalie o trabalho de seus alunos usando a rubrica que você forneceu anteriormente e peça que eles se avaliem. Isso os ajudará a desenvolver seu espírito de autocrítica e a refletir sobre suas falhas ou erros.

 

INFOGRAPHIC_Aprendizagem Baseada em Projetos.pdf

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