Prof.Dr.Luis Carlos Figueira de Carvalho

Widgets

Translate this Page
POS GRADUAÇÃO
Por que fazer uma pós-graduação?
Melhorar curriculo
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (2932 votos)




ONLINE
2






AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO

 

 

ACESSE O TEXTO ORIGINAL AQUI

Atualmente a avaliação da aprendizagem está sendo voltada para a preparação de exames. Isso acontece porque os sistemas de ensino estão interessados nos percentuais de aprovação e reprovação dos alunos. Com isso, os procedimentos de avaliação se tornam elementos motivadores em busca de resultados.

A forma como a avaliação da aprendizagem está sendo empregada faz com que os alunos tenham uma atenção centrada no processo de promoção ao final do ano letivo e não na aquisição de conhecimentos. Já os professores utilizam as provas como forma de pressionar os alunos a alcançar os resultados esperados pela escola.

De acordo com Luckesi (1998), a avaliação da aprendizagem está sendo praticada independente do processo ensino-aprendizagem, pois mais importante do que ser uma oportunidade de aprendizagem significativa, a avaliação vem se tornando um instrumento de ameaça.

Na medida em que a avaliação se centra em provas e exames, não há uma melhoria na qualidade da aprendizagem. Caso seja necessária a utilização de provas, é preciso deixar claro que ela é apenas uma formalidade do sistema escolar.

Uma avaliação que busca a transformação social deve ter como objetivo o avanço e o crescimento do seu educando e não estagnar o conhecimento através  de práticas disciplinadoras. Ela consiste em verificar o que o aluno aprendeu e se os objetivos propostos foram atingidos e se o programa foi conduzido de forma adequada. Deve representar um instrumento indispensável na verificação do aprendizado continuo dos alunos, destacando as dificuldades em determina disciplina e direcionando os professores na busca de abordagens que contemplem métodos didáticos adequados para as disciplinas.

A prática avaliativa tem que centrar-se no diagnóstico e não na classificação. A função classificatória é analisar o desempenho do aluno através de notas obtidas, geralmente registrada através de números. Ela retira da prática da avaliação tudo o que é construtivo. Por sua vez, a diagnóstica constitui-se num processo de avançar no desenvolvimento e no crescimento da autonomia do educando, sendo capaz de descobrir seu nível de aprendizagem, adquirindo consciência das suas limitações e necessidades a serem avançadas.

Ela tem que ter como finalidade fornecer informações sobre o processo pedagógico que permitam aos docentes definir sobre as interferências e as mudanças necessárias na face do projeto educativo. Esse que precisa ser definido coletivamente para que possa garantir a aprendizagem do aluno de forma democrática. É essencial perceber o aluno como ser social e político que possui a capacidade de pensar criticamente sobre seus atos e dotado de experiências, sujeito de seu próprio desenvolvimento.

Referências Bibliográficas:
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo, Cortez, 1998, 7ª  edição.

LÜDKE, Meng. A trama da avaliação escolar. Pátio Revista Pedagógica. nº 34 – ano IX, 2005. Porto Alegre. Artmed.

 

VIDEOS

Avaliação: estratégias para ambientes virtuais.

 

Dicas de Avaliação no Contexto das Aulas Remotas na PUCPR (covid19) PARTE 1

 

Dicas de Avaliação no Contexto das Aulas Remotas na PUCPR (covid19) - parte 2.

 

Dicas de Avaliação no Contexto das Aulas Remotas na PUCPR (covid19) - parte 3.

 

O que esperar do Ensino e da Aprendizagem pós Covid 19? Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=aJgQiMKEeX8&list=PLS0jO8vJBdM7zSeJs9qUqnTghreFfAeEO. Acesso em: 04 jun. 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=aJgQiMKEeX8&list=PLS0jO8vJBdM7zSeJs9qUqnTghreFfAeEO

 

Instrumentos avaliativos

Fórum:

Exemplo de fórum EAD: como e porque usar essa tecnologia. Disponível em: https://eadbox.com/exemplo-forum-discussao-ead/#2_Instrumento_de_aprendizagem. Acesso em: 04 jun. 2020.

O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/viewFile/62540/39082. Acesso em: 04 jun. 2020.

O que é um Fórum avaliativo? Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=s_2kAeTUtg0. Acesso em: 04 jun. 2020.

Wiki:

 Como fazer uma Wiki. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/65968/1/Ferramenta_Wiki.pdf. Acesso em: 04 jun. 2020.

Estratégia pedagógica de utilização da ferramenta Wiki. Disponível em: https://www.coachead.com.br/estrategia-pedagogica-de-utilizacao-da-ferramenta-wiki/. Acesso em: 04 jun. 2020.

Glossário:

Configurando o Glossário. Disponível em: https://www.coachead.com.br/configurando-o-glossario/. Acesso em: 04 jun. 2020.

Mapas conceituais:

SOUZA, Nádia Aparecida de; BORUCHOVITCH, Elevy. Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educ. rev. vol.26 no.3 Belo Horizonte Dec. 2010 Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300010&lang=pt. Acesso em: 04. Jun. 2020.

Portfólio

ALVARENGA, Georfravia Montoza; ARAUJO, Zilda Rossi. Portfólio: conceitos básicos e indicações para utilização. Disponível em: https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1281/1281.pdf. Acesso em: 04. Jun. 2020.

O portfólio como avaliação: análise de sua utilização na graduação de enfermagem. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n6/pt_12.pdf. Acesso em: 04. Jun.2020.

Autoavaliação

FRANCISCO, Julaine Guimarães Gonçalves; MORAES, Dirce Aparecida Foletto. A autoavaliação como ferramenta de avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/7225_4132.pdf. Acesso em: 05 jun. 2020.

Tutoriais para o uso das ferramentas:

Como usar o Google Drive. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6rRI4mOBH-s.Acesso em: 03. jun. 2020.

A versatilidade do Jamboard: 10 estratégias interativas para suas aulas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Az3Cf9bQEjU. Acesso em: 04 jun. 2020.

 

Pub

CONSULTORIA ACADÊMICA: 

Professor e orientador para sua vida acadêmica, que propõe dar suporte didático-pedagógico e orientações para que você almeje seus objetivos, de forma prática e rápida.

Existe duas maneiras de chegar a algum lugar. Uma de forma aleatória, com tentativas de acertos e erros; e, outra, orientada e supervisionada por alguém que conhece o caminho das pedras.