Prof.Dr.Luis Carlos Figueira de Carvalho

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POWER POINT

POWER POINT

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O QUE É MICROSOFT POWERPOINT?

É um programa dedicado a criação, edição e exibição de apresentações gráficas, que podem ser usadas para os mais variados fins: reuniões, palestras, trabalhos escolares, apresentações corporativas, negociações comerciais, dentre outros infinitos temas. Originalmente escrito para o sistema operacional Windows e portado para a plataforma Mac OS X. A versão para Windows também funciona no Linux através da camada de compatibilidade Wine. Há ainda uma versão mobile para smartphones que rodam o sistema Windows phone.
O PowerPoint é usado em apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar: imagens, sons, textos e vídeos que podem ser animados de diferentes maneira. Tem uma ferramenta especial de formatação de texto (WordArt), modelos de apresentação pré-definidos, galeria de objetos gráficos e uma gama de efeitos de animação e composição de slides.  
COMO UTILIZAR ESSA FERRAMENTA?
Hoje em dia, é essencial que você saiba criar apresentações criativas e dinâmicas. Por isso, elaboramos um tutorial completo para ajudar você. 
Passo 1
Escolha um template.

Abra o PowerPoint na página inicial, logo após clique em Apresentação em branco, na barra Design você pode escolher o template ideal para sua apresentação. No canto superior direito, é possível personalizar outros detalhes do template como cores, fontes, estilos e tamanhos. Basta clicar em Variantes e Personalizar
Passo 2
Insira novos slides. 

Clique na aba Inserir em seguida Novo Slide no canto esquerdo superior. Escolha o tipo de slide que deseja: Slide de Título, Título e Conteúdo, Cabeçalho da Seção, Em Branco, entre outros. 
Passo 3
Acrescente textos 

Para inserir texto clique na aba Página Inicial, na opção Inserir e em seguida Caixa de Texto. Com o botão direito do mouse, selecione o espaço do slide que pretende inserir conteúdo. Cuidado com texto muitos longos, o ideal é utilizar slides apenas como guia durante a apresentação. 
Passo 4
Formate os textos
Na barra de ferramentas você encontra várias formas de personalizar seu texto. Podendo alterar a fonte, tamanho e cor da letra; destacar palavras colocando em negrito, itálico ou sublinhadas; mudar configuração do paragrafo, entres outras. 
Passo 5
Insira imagens 

Os recursos visuais ajudam, não só a passar informação, como também deixa apresentação mais criativa e dinâmica. Na aba Inserir, você tem a poção de utilizar infográficos, tabelas e figuras. Deixando assim o conteúdo mais didático para quem está acompanhando. Para acrescentar imagens, clique na opção Inserir em seguida Imagem e escolha o que deseja acrescentar. 

Passo 6
Opções de transição de slides

No PowerPoint você consegue adicionar efeitos de animação entre as transições de slides, para isso deve selecionar o slide desejado, clicando nele. Clique na aba Transições, e na caixa de ferramentas escolha o efeito de sua preferência, posteriormente clique em Opções de efeito para personalizar a animação. 



Ainda nessa caixa de ferramentas, você pode definir quanto tempo o efeito deve durar. Para isso, basta ajustar o tempo que aparece na caixa da opção Duração
Passo 7 
Efeitos sonoros 

 


Você também pode adicionar áudio aos slides para complementar sua apresentação.
Clique na aba Inserir, selecione a opção Mídia e Áudio a partir do Arquivo para ter acesso ao seletor de arquivos. Escolha o áudio que você deseja acrescentar. Após selecionar o arquivo desejado, você pode personalizar sua aparição nos slides. Basta clicar em Opções de áudio para ter acesso aos detalhes que podem ser alterados.
Passo 8 
Salve sua apresentação

Ao finalizar sua apresentação, não se esqueça de salvar o documento em seu computador. Clique em Arquivo e em Salvar como. Selecione a pasta na qual você deseja arquivar o documento em seu computador, dê um nome para sua apresentação PowerPoint e clique em Salvar.
  

 

QUESTÕES
1. Ao preparar uma apresentação utilizando o MS- PowerPoint 2013, deseja-se inserir um gráfico, sendo que dentre as opções padrão disponibilizadas por esse software, está o gráfico do tipo:
a) 3D
b) Superfície.
c) Quadro.
d) Mesclado.
e) Simétrico.
2. Após ministrar uma palestra sobre Segurança no Trabalho, Iracema comunicou aos funcionários presentes que disponibilizaria os slides referentes à palestra na intranet da empresa para que todos pudessem ter acesso. Quando acessou a intranet e tentou fazer o upload do arquivo de slides criado no Microsoft PowerPoint 2010 (em português), recebeu a mensagem do sistema dizendo que o formato do arquivo era inválido e que deveria converter/salvar o arquivo para o formato PDF e tentar realizar o procedimento novamente. Para realizar a tarefa sugerida pelo sistema, Iracema:
a) clicou no botão Iniciar do Windows, selecionou a opção Todos os programas, selecionou a opção Microsoft Office 2010 e abriu o software Microsoft Office Converter Professional 2010. Em seguida, clicou na guia Arquivo e na opção Converter. Na caixa de diálogo que se abriu, selecionou o arquivo de slides e clicou no botão Converter.
b) abriu o arquivo utilizando o Microsoft PowerPoint 2010, clicou na guia Ferramentas e, em seguida, clicou na opção Converter. Na caixa de diálogo que se abriu, clicou na caixa de combinação que permite definir o tipo do arquivo e selecionou a opção PDF. Em seguida, clicou no botão Converter.
c) abriu a pasta onde o arquivo estava salvo, utilizando os recursos do Microsoft Windows 7, clicou com o botão  direito do mouse sobre o nome do arquivo e selecionou a opção Salvar como PDF.
d) abriu o arquivo utilizando o Microsoft PowerPoint 2010, clicou na guia Arquivo e, em seguida, clicou na opção Salvar Como. Na caixa de diálogo que se abriu, clicou na caixa de combinação que permite definir o tipo do arquivo e selecionou a opção PDF. Em seguida, clicou no botão Salvar.
e) baixou da internet um software especializado em fazer a conversão de arquivos do tipo PPTX para PDF, pois verificou que o PowerPoint 2010 não possui opção para fazer tal conversão.
3. Assinale a alternativa que apresenta o atalho por teclado usado, no MS-PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, para se desfazer a última ação executada.
a) CTRL+Z
b) CTRL+C
c) CTRL+X
d) CTRL+P
e) ALT + S
4. Considerando uma apresentação com 10 slides no Microsoft PowerPoint 2010, em sua
configuração padrão, sendo que o slide ativo é o slide 10 e ele está oculto, assim como o slide 1
também está oculto.
Assinale a alternativa correta.
a) Ao pressionar as teclas SHIFT+F5 para iniciar o modo de apresentação, a apresentação inicia-se pelo slide 11.
b) Ao pressionar as teclas SHIFT+F5 para iniciar o modo de apresentação, a apresentação inicia-se pelo slide 1.
c) Ao pressionar a tecla F5 para iniciar o modo de apresentação, a apresentação inicia-se pelo slide 1.
d) Ao pressionar a tecla F5 para iniciar o modo de apresentação, a apresentação inicia-se pelo slide 10.
e) Ao pressionar a tecla F5 para iniciar o modo de apresentação, a apresentação inicia-se pelo slide 2.
5. Em um slide em branco de uma apresentação criada utilizando-se o Microsoft PowerPoint 2010 (em português), uma das maneiras de acessar alguns dos comandos mais importantes é clicando-se com o botão direito do mouse sobre a área vazia do slide. Dentre as opções presentes nesse menu, estão as que permitem:
a) copiar o slide e salvar o slide.
b) salvar a apresentação e inserir um novo slide.
c) salvar a apresentação e abrir uma apresentação já existente.
d) apresentar o slide em tela cheia e animar objetos presentes no slide.
e) mudar o layout do slide e a formatação do plano de fundo do slide.
6. Incluído na Faixa de Opções da guia Início, no aplicativo PowerPoint, o comando Formatar Pincel é usado para:
a) copiar a formatação de um local e aplicá-la a outro.
b) colorir um texto ou uma imagem formatados em um slide.
c) formatar um pincel animado para usá-lo em uma apresentação.
d) formatar uma paleta de tintas personalizada para a coloração de slides.
e) modificar manualmente as cores de uma apresentação durante sua execução.
7. JULGUE AS SENTENÇAS COMO VERDADEIRAS (V) OU FALSAS (F)
(    ) No PowerPoint 2010, é possível salvar uma apresentação em vários formatos gráficos diferentes, como bmp, jpg e png. O formato gif possui a limitação de suporte a apenas 256 cores, sendo indicado para desenhos com elementos gráficos de menor complexidade e imagens em branco e preto.
(    ) No PowerPoint 2010, a ferramenta Pincel de Animação permite copiar efeitos de animação de um objeto para outro, de forma semelhante à cópia de formatação de texto realizada com a ferramenta Pincel de Formatação.
(    ) Por intermédio do Microsoft PowerPoint 2010, é possível salvar uma apresentação como vídeo, sendo possível, ainda, visualizar a apresentação mesmo por meio de computador sem o PowerPoint instalado em seu sistema, e configurar a resolução e o tamanho desses arquivos de vídeo tanto para dispositivos móveis como para monitores de computadores de alta resolução HD.
(     ) Um usuário do MS PowerPoint 2010, em português, precisa alterar o tema padrão dos seus slides. A aba  da Barra de Opções que permite acessar os controles dessa funcionalidade é a design.
a) V, V, V e V.
b) V, V, V e F.
c) V, F, V e V.
d) V, V, F e V.
e) F, V, V e V.
8. No Microsoft Powerpoint 2010, em sua configuração padrão, um slide pode ser configurado como oculto. No entanto, se o usuário desejar retirar essa configuração de slide oculto, ele deve selecionar o slide no painel de navegação à esquerda e ....
a) clicar com o botão invertido do mouse e selecionar a opção Ocultar Slide.
b) pressionar CTRL+C e depois CTRL+V.
c) pressionar CTRL+A.
d) clicar com o botão invertido do mouse e selecionar a opção Reiniciar Slide.
e) clicar com o botão invertido do mouse e selecionar a opção Adicionar Seção.
9. No Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, um usuário criou uma apresentação com 3 slides. Todos os slides estão ocultos e o slide 2 é o ativo. Assinale a alternativa correta sobre o resultado ao pressionar a tecla F5 para iniciar uma apresentação.
a) A apresentação inicia-se no slide 1.
b) A apresentação inicia-se no slide 2.
c) A apresentação inicia-se no slide 3.
d) A apresentação não se inicia, pois todos os slides estão ocultos.
e) A apresentação inicia-se com uma tela com fundo preto, indicando o fim da apresentação.
10. O Microsoft PowerPoint 2007, em português, oferece diversas opções de slide de design. Para obter um slide “com design de tecnologia”, basta clicar no Botão Office, clicar em Novo, selecionar:
a) Apresentações e slides do PowerPoint, selecionar Slides de design, selecionar Slides com design de tecnologia, escolher o modelo desejado e clicar em Baixar.
b) Documento em Branco, clicar em Criar, selecionar a guia Design e editar o slide para ficar com um fundo de tecnologia à escolha do usuário.
c) Documento em Branco, clicar em Criar, selecionar a guia Design, selecionar Estilos de Plano de Fundo do grupo Plano de Fundo e obter o modelo desejado.
d) Documento em Branco, clicar em Criar, selecionar Meus modelos e escolher o modelo desejado.
e) Gráficos e diagramas, selecionar Slides com design de tecnologia, escolher o modelo desejado e clicar em Baixar.

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