Prof.Dr.Luis Carlos Figueira de Carvalho

Widgets

Translate this Page
POS GRADUAÇÃO
Por que fazer uma pós-graduação?
Melhorar curriculo
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (2381 votos)




ONLINE
1






NEUROPATIA ÓPTICA

NEUROPATIA ÓPTICA

NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER

 

Pesquisa realizada por:  BRUNO FERREIRA LIMA COSTA

DISCIPLINA BIOQUIMICA METABÓLICA. CURSO DE MEDICINA. UEMA. CAXIAS-MA

 

            A primeira doença mitocondrial a ser elucidada em nível molecular é a neuropatia hereditária de Leber, de herança materna (LHON), que afeta o sistema nervoso central, incluindo os nervos ópticos, causando cegueira de início súbito no princípio da idade adulta, em decorrência da morte do nervo óptico. Em quase todas as famílias LHON resulta da troca de uma única base dos genes mitocondriais que codificam três subunidades do complexo I (ND1, ND4 E ND6) o que reduz a atividade da NADH: ubiquinona óxido-redutase (complexo I).

            A gravidade das doenças mitocondriais depende da quantidade de mtDNA mutado presente em uma dada célula ou tecido. A presença de centenas ou milhares de mitocôndrias em cada célula permite considerável variação na quantidade de mtDNA mutado em um tecido, como consequência da distribuição aleatória do mtDNA mutante nas células filhas durante a divisão celular. Pacientes com uma percentagem menor de mtDNA mutado desenvolvem cegueira de início súbito e outros sintomas típicos de LHON no princípio da idade adulta. Pacientes com uma percentagem mais alta de mtDNA mutado, na qual uma alanina conservada é substituída por uma valina em ND6, desenvolvem uma doença grave caracterizada pelo início precoce de disfunção generalizada de movimentos, dificuldade de fala e retardo mental

REFERÊNCIA:

Chalmers, R. M. e Schapira, A. H. V. Clinical, biochemical and molecular genetic features of Leber’s hereditary optic neuropathy. Biochim. Biophys. Acta 1410: 147, 1999.

Pub

CONSULTORIA ACADÊMICA: 

Professor e orientador para sua vida acadêmica, que propõe dar suporte didático-pedagógico e orientações para que você almeje seus objetivos, de forma prática e rápida.

Existe duas maneiras de chegar a algum lugar. Uma de forma aleatória, com tentativas de acertos e erros; e, outra, orientada e supervisionada por alguém que conhece o caminho das pedras.