Prof.Dr.Luis Carlos Figueira de Carvalho

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MOODLE II

MOODLE II

Como posso ajudar meus estudantes?

Bem-vindo ao segundo módulo do nosso curso.

Você irá aprender como adicionar recursos e atividades ao nosso curso, como apostilas, arquivos em geral, tarefas, questionários, enfim... agora a mágica começa a ser feita sorriso .

Basicamente, adicionamos atividades e recursos em nossos cursos. A principal diferença entre uma atividade e um recurso é que, em um recurso, não existe interação com outros participantes, ou seja, o estudante apenas interage com o recurso em si, por exemplo, lendo uma página, acessando um link, vendo um vídeo.

Já em uma atividade, o estudante interage com outros participantes, seja respondendo uma postagem de um colega no fórum, seja enviando uma tarefa e recebendo uma nota do professor, as possibilidade são inúmeras.

Por padrão, o Moodle possui vários recursos e atividades, no entanto, existem também várias outras não oficiais, desenvolvidos pela comunidade, que podem ser vistas nesse link: Recursos e atividades do Moodle.

Todos os plugins disponíveis nesse link não foram criados nem são mantidos pelo Moodle, antes de instalá-los, entre em contato com sua equipe de T.I. para verificar se o plugin está sendo atualizado com frequência e se tem uma versão disponível, compatível com a sua versão atual do Moodle.

 

Disponibilizando documentos para a turma

 

Você precisa ativar a edição no link no menu de engrenagem no canto superior direito.

 

O seletor de arquivos

 

V

Quando, por exemplo, um professor que está com a edição de curso ativada, clica em Adicionar uma atividade ou recurso > Arquivo, ou quando um participante do fórum adiciona um anexo a uma postagem, um botão "Adicionar" é exibido que quando clicado exibe o seletor de arquivos.

À esquerda, no seletor de arquivos, há links conhecidos como 'repositórios', que armazenam arquivos que um professor pode usar em seu curso. Estes podem ser seus próprios arquivos pessoais, arquivos em outros cursos ou sites externos de compartilhamento de arquivos, como o Google Drive ou o Flickr. Quais repositórios são visíveis depende do que seu administrador ativou e também de onde você está acessando o filepicker. Se você clicou no ícone da imagem no editor de texto, verá apenas repositórios que oferecem imagens, por exemplo.

Neste site você verá os seguintes repositórios:

  • Enviar um arquivo
  • Arquivos recentes
  • Arquivos privados
  • Arquivos do servidor
  • Google drive
  • Utilizar uma URL
  • Wikimedia

Adicionando imagens

Certifique-se de possuir suas próprias imagens ou que elas tenham licença Creative Commons ou que sejam de domínio público antes de enviá-las. Também é útil tê-las no tamanho desejado antes de exibi-las no Moodle, ou seja, caso você tenha uma imagem muito grande, por exemplo, 4000px por 4000px, porém vai exibi-la numa área pequena de no máximo 512px por 512px, redimencione sua imagem para o tamanho menor antes de enviá-la para o Moodle. Isso vai consumir menos espaço no seu site Moodle, além de deixar o carregamento da página muito mais rápido.

As imagens podem ser carregadas, arrastando e soltando, se as configurações do navegador e do administrador permitirem, ou clicando no ícone da imagem (como uma montanha) no editor de texto. Ambos os métodos precisam que você tenha ativado a edição do curso. Se você não vir uma mensagem dizendo que pode arrastar e soltar, precisará adicionar imagens usando o ícone da imagem.

Onde posso salvar meus arquivos?

 

Como professor, você pode achar útil organizar seus arquivos com antecedência e exibi-los somente quando necessário com sua turma. Você pode criar pastas e também vincular um de seus arquivos privados em vários cursos, dessa forma, caso necessite modificar o arquivo no futuro, precisará alterar apenas uma vez, em um único lugar ao invés de vários.

Meus arquivos privados podem ser acessados no menu de navegação. Você poderá adicionar o bloco Meus arquivos privados no seu painel ou (como professor) no seu curso, para que os alunos possam vê-lo e usá-lo facilmente. Você também verá o link do repositório Arquivos privados no seletor de arquivos, mas só poderá recuperar os arquivos de lá, não podendo fazer upload.

O administrador pode ativar o recurso de envio por e-mail para seus arquivos privados.

O seletor de atividades

Se você não vê o link "Adicionar uma atividade ou recurso", e em vez disso vê dois menus, verifique com o administrador do seu site Moodle. Talvez você tenha uma versão antiga do Moodle ou o recurso tenha sido desativado.

Os estudantes interagem com uma atividade, diferente de recursos, onde eles apenas os visualizem.

O Seletor de Atividades exibe todas as atividades que o administrador habilitou. Eles podem incluir atividades extras, como aqui neste site, o H5P, um módulo de conteúdos interativos.

Para saber mais sobre uma atividade ou recurso em particular, clique no botão de opção ao lado e leia as informações exibidas. Um link para a documentação dá mais detalhes.

Para adicionar uma atividade ou recurso específico, clique no botão "Adicionar" na parte inferior ou simplesmente, clique duas vezes no botão de opção.

 

O recurso página

 

Ao utilizar uma página ou um livro, não importa se o software do professor é diferente do que os alunos utilizam, além disso, eles não precisam baixar nada para visualizá-lo.

Se você tiver alguma informação básica de texto, que deseje que seus alunos leiam, considere o uso de uma 'Página'. Nosso recurso de 'Datas importantes' é um exemplo de uma página. Você também pode incorporar imagens ou arquivos de mídia. Se você tiver uma série de páginas que deseje ler, considere usar um livro.

 

O recurso Livro

Ao utilizar uma página ou um livro, não importa se o software do professor é diferente do que os alunos utilizam, além disso, eles não precisam baixar nada para visualizá-lo.

Se você tiver alguma informação básica de texto, que deseje que seus alunos leiam, considere o uso de uma 'Página'. Nosso recurso de 'Datas importantes' é um exemplo de uma página. Você também poderá incorporar imagens ou arquivos de mídia. Se você tiver uma série de páginas que deseje ler, considere usar um livro.

 

Rótulo: disponibilizando arquivos de som/vídeo

 

Seus filtros de multimídia devem estar ativados no menu da engrenagem.

Você poderá arrastar e soltar arquivos de som e vídeo diretamente na página do curso.

Alternativamente, em qualquer lugar que você veja o editor de texto, como em uma página do Moodle, clique no ícone de mídia para navegar pelos repositórios com o 'Seletor de Arquivos', onde você poderá selecionar o arquivo. Você deverá ver um link para o YouTube com a possibilidade de pesquisar e inserir um vídeo.

Lembre-se: se o site do YouTube estiver bloqueado em sua instituição, os alunos só poderão ver os vídeos em casa. Eles não serão exibidos em sua instituição.

URL: Quero que meus estudantes acessem sites úteis

Existem muitos sites por aí que podem ajudar nossos alunos. Há também muitos arquivos on-line que podem ser acessados. O recurso de URL permite que os professores façam um link direto para um site ou arquivo on-line. Isso poupa o tempo da sua turma procurando links e garante que eles permaneçam nas tarefas.

A atividade fórum

Discutir o aprendizado com os outros e compartilhar a construção do conhecimento nos ajuda a progredir. O Moodle oferece vários tipos de fórum que o professor pode adicionar para aprimorar o aprendizado. Como professor, você também poderá 'fixar' postagens no topo de um tópico, para mantê-las visíveis e você poderá 'bloqueá-las', caso ninguém poste algo depois de um certo tempo.

Fóruns são adicionados, ativando a edição e clicando em: 'Adicionar uma atividade' ou recurso na seção que você deseja que o fórum esteja. Você pode ter mais de um fórum em seu curso e mais de um tipo de fórum.

Após você nomear e descrever seu fórum,  escolha o tipo. O tipo padrão permite que os usuários iniciem suas próprias discussões. Ao clicar no ícone de ajuda  serão fornecidas informações sobre os outros tipos. Entre outras configurações, você poderá permitir que os alunos anexem arquivos e poderá também dar notas para as postagens.

Observação: Se você for usar seu curso apenas para discutir em fóruns, talvez queira escolher o formato de curso Social.

Atividade escolha

 

Atividade escolha: Quero que os estudantes digam o que aprenderam

A atividade 'Escolha' permite que você configure as respostas que os usuários podem selecionar. Eles podem escolher uma ou mais opções e podem, se desejar, atualizar sua escolha mais de uma vez. Usamos uma atividade 'Escolha' no início do curso, onde perguntamos sobre sua experiência anterior com o Moodle.

Como professor, você sempre poderá ver os resultados. Também poderá escolher se quer ou não - e quando - permitir que os alunos vejam as escolhas uns dos outros e, se querem ou não, ver os nomes ou apenas a porcentagem de votos. Opções de escolha podem ser restritas por número e você também poderá ver aqueles que não fizeram sua seleção e (se necessário) fazer uma seleção em seu nome.

 

 

A atividade glossário

Um glossário, geralmente, contém uma lista de definições, talvez de termos-chave em seu assunto. O Moodle encoraja a aprendizagem colaborativa. Utilizando o glossário do Moodle, os alunos poderão adicionar termos, bem como, o professor.

Você poderá adicionar um glossário, ativando a edição e clicando em: 'Adicionar uma atividade' ou recurso na seção em que deseja que o glossário seja exibido. Você poderá ter mais de um glossário, mas apenas um é o principal, no qual podem ter suas entradas importadas em outro glossário.

Entradas do glossário poderão ser moderadas antes de aparecerem; os alunos poderão comentar sobre as entradas de outros e você poderá optar por permitir ou impedir entradas duplicadas. Palavras-chave podem ser inseridas, cada uma em uma linha separada.

Se você ativou o filtro de vinculação automática do glossário, quando os seus termos aparecerem em seu curso, eles serão automaticamente vinculados à entrada do glossário.

O bloco Entrada aleatória do glossário exibe entradas de um glossário escolhido em intervalos de tempo.

O que são filtros

Os filtros controlam como os elementos de um curso são exibidos. Por exemplo, o filtro de emoticons exibirá a combinação de : e ) como um sorriso ou o filtro de vinculação automática do glossário vinculará automaticamente, termos-chave em um curso às suas definições em um glossário. Outros filtros incluem anotações de álgebra, censura de palavras ou plugins multimídia.

Embora o administrador decida quais filtros disponibilizar, os professores do curso poderão visualizar a lista de filtros no menu de engrenagem e também poderão alterar os filtros, para atividades individuais no menu de engrenagem de cada atividade.

 

A atividade WIKI

Você poderá adicionar uma wiki, ativando a edição e clicando em 'Adicionar uma atividade' ou recurso na seção que você deseja que a wiki apareça. Você definirá o título, a primeira página e os alunos poderão criar e editar suas próprias páginas e as dos outros.

É possível dar a cada um a sua própria wiki individual, para notas pessoais, talvez, mas normalmente uma wiki é um esforço conjunto.

 

Obtendo feedback detalhado dos estudantes

Pesquisa/Pesquisa de avaliação: quero obter feedback detalhado de meus estudantes

A atividade 'Pesquisa de avaliação' não é personalizável. Ela oferece instrumentos de pesquisa verificados, como, o COLLES (Pesquisa do ambiente de aprendizagem on-line construtivista) e ATTLS (Pesquisa de atitudes para pensar e aprender), que têm sido úteis para avaliar e estimular o aprendizado em ambientes on-line.

A atividade 'Pesquisa' permitirá que você crie suas próprias perguntas (permitindo que você receba feedback de seus alunos sobre as atividades do curso), variando de múltipla escolha, a respostas de texto livres mais longas. Ele fornece relatórios muito bons.

A configuração de uma pesquisa ou pesquisa de avaliação está além do escopo deste curso introdutório, você poderá ler a documentação, explorá-la e fazer perguntas no fórum.

 

 

 

 

Conclusão de atividades

A conclusão da atividade ou o acompanhamento da conclusão são nomes dados ao recurso, que permite que os alunos vejam seu progresso por meio de caixas de verificação ao lado de cada atividade. Este recurso é necessário para poder exibir as porcentagens de conclusão dos cursos e os prazos das atividades na página painel.

Para configurar a conclusão da atividade, o administrador deve habilitá-la primeiro para o site. O professor a habilita em 'Editar configurações' no menu da engrenagem, no canto superior direito.

Cada atividade ou recurso terá uma seção 'Conclusão da atividade', na qual os professores poderão especificar as condições necessárias para que a atividade seja marcada como concluída.

Essas condições variam de acordo com a atividade ou recurso. Uma página, por exemplo, só pode ser 'visualizada', enquanto que num fórum é possível exigir certo número de postagens.

 

Restrição de acesso

A funcionalidade de Restrição de acesso permite ao professor restringir a disponibilidade de qualquer atividade ou mesmo de uma seção do curso, de acordo com certas condições, como: datas, nota obtida, grupo ou conclusão de atividade.

Tópico com restrições de acesso

Observação: Se você não visualizar a opção "Restringir acesso" ao configurar as atividades e as seções do curso, verifique com seu administrador se está habilitado em Administração do site > Recursos avançados.

Dentro de cada atividade ou recurso existe uma área chamada "Restringir acesso", nela, é possível configurar os critérios que devem ser satisfeitos para que o estudante possa acessá-lo.

Ao clicar no botão "Adicionar restrição" o seletor de restrições será exibido.

Seletor de restrições

Observe que o Moodle possui várias opções de restrição, além dessas, existem outras criadas pela comunidade. Fale com seu administrador sobre as outras possibilidades.

Links da documentação


(Estes links para a documentação do Moodle abrirão em uma nova janela).

 

 

QUESTÕES

 

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CONSULTORIA ACADÊMICA: 

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