Prof.Dr.Luis Carlos Figueira de Carvalho

Widgets

Translate this Page
POS GRADUAÇÃO
Por que fazer uma pós-graduação?
Melhorar curriculo
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (2353 votos)




ONLINE
4






DIETA DE ATKINS

DIETA DE ATKINS

Pesquisa realizada por:  REBECCA CRUZ MORAES REGO

DISCIPLINA BIOQUIMICA METABÓLICA. CURSO DE MEDICINA. UEMA. CAXIAS-MA

 

 

A Dieta Atkins é uma dieta  desenvolvida pelo cardiologista americano Robert  Atkins e foi publicada em seu livro A Dieta Revolucionária do Dr. Atkins  em 1972. Além da parte escrita, Atkins criou uma casa de reeducação e tratamento pra pessoas que sofrem com a obesidade em New York.

A dieta consiste basicamente em reduzir drasticamente a ingestão de carboidratos da alimentação para menos de 20g por dia. O indivíduo consome mais proteínas e gorduras e por isso também é chamado dieta da proteína. Ao iniciar a dieta, ocorre, segundo Atkins, um processo de modificação no metabolismo do corpo que começa a usar a gordura corporal como energia ao invés de carboidratos. Este processo é chamado Cetose e é provocado quando os níveis de glicose sanguíneos estão baixos.

A dieta Atkins é dividida em 4 fases. A primeira é chamada de indução à cetose. Durante essa fase, os seguidores da dieta irão limitar drásticamente a ingestão de carboidratos para menos de 20 gramas por dia, de maneira a forçar o corpo a entrar em Cetose e prepará-lo para a fase mais longa da dieta. Destes 20 gramas, cerca de 15 devem vir de fontes vegetais sem amigo, ao invés de grãos. Dependendo da força de vontade e da saúde, a pessoa pode ficar por 3 semanas ou mais nesta fase, porém o recomendado são 15 dias (2 semanas). Com este ultimo tempo, o indivíduo perde cerca de 5 quilos.

A segunda fase é a perda de peso constante ou continuada (PCC) que é a mais longa. Nesta fase, a ingestão de carboidratos aumenta pra 25 gramas diárias com a ingestão de vegetais e frutas pouco glicídicos. Isto vai reintroduzindo os alimentos para preparar para o fim da dieta.

A terceira fase é a pré-manutenção, quando o peso desejado for atingido ou então 5 kgs para atingir, o limite de carboidratos sobe para 100g. O objetivo desde período é preparar a pessoa para a manutenção e verificar como o corpo reage com a adição dos carboidratos.

No período final chamada etapa de manutenção, a pessoa vai encontrar um ponto de equilíbrio de quanto pode ingerir de carboidratos, esse valor varia de 200g a 500g. Atkins recomenda a vigilância mensal do peso, e sugere que mais carboidratos poderão ser ingeridos com a prática de exercícios físicos. Quando feita corretamente, a dieta pode ser mantida com facilidade pelo resto da sua vida, levando-o para um estilo de vida mais ativo e saudável. Não só porque muda sei jeito de ver a comida, mudando para comer somente o que satisfaz e tirando a compulsividade no ato de comer, mas também porque incentiva e torna os exercícios físicos mais interessantes. Esta última etapa de manutenção dá as dicas necessárias para se manter motivado para o resto da vida com a introdução da dieta.

A proposta de perder até 6 kgs em 15 dias chama bastante a atenção. No entanto, o paciente deve estar ciente de todas as contraindicações e indicações, vantagens e desvantagens para manter sua saúde. Nesta dieta, é fundamental tomar um complexo vitamínico de alta potência, já que restringe uma série de alimentos importantes para o dia-a-dia saudável. No ponto de contraindicação tem-se que pode causar problemas de déficit de concentração, já que o cérebro é glicosedependente e ainda libera gorduras saturadas, que a longo prazo aumentam o colesterol. Dados revelam que a dieta da proteína reduz o colesterol bom (HDL) em 20% enquanto que dietas ricas em carboidratos reduzem apenas 12%. Além disso, a falta de carboidratos pode provocar tontura, sono, alteração de humor, tremores e propensão a desmaios.

Algumas vantagens da dieta: proporciona um emagrecimento relativamente rápido, em 48 horas do inicio da dieta já vai começando a perder inchaço e liquido retido, já iniciando de forma efetiva, sistemática e prática. A dieta funciona realmente, as pessoas que já passaram pela dieta não apenas perderam peso, mas conseguiram manter a perda. É popular, assim, é fácil de encontrar informação, suporte, dicas e truques para ser bem sucedido na dieta. Com relatos de pessoas próximas que já realizaram, as pessoas sentem-se mais incentivadas e encorajadas. É bem simples, onde o princípio geral é a da restrição dos carboidratos.

Algumas desvantagens: ter que contar os carboidratos, isso demanda esforço e tempo para calcular, ler rótulos e contar o consumo diário dessa fonte energética. O metabolismo de quem faz esta dieta, infelizmente, tende a ficar mais lento, pois o organismo começa a se adaptar a ficar sem este componente alimentar por mais tempo. Outro fator desagradável é o mau hálito e cheiro de urina forte, bem característico devido à alta presença de corpos cetônicos no organismo. A dieta pode ficar tediosa, ter que restringir constante e incessantemente a ingestão de calorias pode levar ao tédio. A primeira parte por ser muito restritiva, pode irritar rapidamente e levar algumas pessoas a abandonar prematuramente a dieta.

A cetose é um processo metabólico realizado no fígado que utiliza uma fonte de energia alternativa para queimar gordura rapidamente, pois a oxidação de glicose é suprimida. A formação de corpos cetônicos ocorre com a junção de 2 Acetil-CoA pela enzima tiolase para formar um Acetocetil-coA. Depois, a enzima HMG-CoA sintase vai converter em HMG CoA pela incorporação de outro grupo Acetil-CoA. Logo após, este composto é degradado retirando novamente um Acetil-CoA e produzindo um Acetoacetato através da enzima HMG-CoA liase. Este ultimo composto já é um corpo cetônico, porém ainda pode se converter em Acetona pela espontânea liberação de Co2 ou em 3-Hdroxibuturato, ambos corpos cetônicos.

O fígado produz ativamente corpos cetônicos, mas não pode reconverter o acetoacetato em acetil CoA e, assim, não pode usá-los como combustíveis. Então eles são transportados no sangue os tecidos periféricos e desta forma, convertidos em acetil CoA e oxidados pelo Ciclo de Krebs.

Os copos cetônicos são importantes fontes de energia para os tecidos periféricos, pois são solúveis em solução aquosa e não precisam de lipoproteínas para serem transportados, são produzidas quando a quantidade de acetil CoA excede a capacidade oxidativa e são usados nos tecidos extra-hepáticos como nos músculos esquelético e cardíaco, córtex adrenal e no cérebro. Durante o jejum prolongado os corpos cetônicos substituem a glicose como combustível preponderante no cérebro. À medida que a concentração vai aumentando no sangue, uma fração é excretada na urina e uma parte é eliminada pela respiração, causando justamente o mau hálito.

Um relato de caso: “Quando resolvi fazer a dieta das proteínas, meu principal objetivo era não precisar controlar a quantidade de porções que eu consumia, já que adoro comer; e também a promessa de perder peso rapidamente. No entanto, depois de alguns dias fiquei enjoada de carne e outras fontes de proteína, além de achar a restrição dos carboidratos quase insuportável. Outra coisa que não gostei foi que esse cardápio não prioriza o equilíbrio e a reeducação alimentar e no meu caso foi ainda pior, porque ao invés de abusar das verduras, fiquei só nas proteínas, o que não foi saudável. Mas mesmo assim achei que a dieta correspondeu às minhas expectativas (perda de peso e poder comer bastante). Em quinze dias perdi 4 kg e consegui manter meu peso por um ano”.- Tatiana Carvalho Teles, 44 anos, empresária do Rio de Janeiro

 

Referências:

http://www.mundoboaforma.com.br/dieta-atkins-como-funciona-cardapio-e-dicas/

http://boaforma.uol.com.br/dietas/dieta-do-dr-atkins.htm

http://www.emagrecerperderbarriga.com/dieta-cetonica-emagreca-rapido

Pub

CONSULTORIA ACADÊMICA: 

Professor e orientador para sua vida acadêmica, que propõe dar suporte didático-pedagógico e orientações para que você almeje seus objetivos, de forma prática e rápida.

Existe duas maneiras de chegar a algum lugar. Uma de forma aleatória, com tentativas de acertos e erros; e, outra, orientada e supervisionada por alguém que conhece o caminho das pedras.