Prof.Dr.Luis Carlos Figueira de Carvalho

Widgets

Translate this Page
POS GRADUAÇÃO
Por que fazer uma pós-graduação?
Melhorar curriculo
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (2353 votos)




ONLINE
4






CIANETO

CIANETO

Envenenamento por Cianeto

Pesquisa realizada por:  BARHBARA BRENDA DIAS GARCEZ

DISCIPLINA BIOQUIMICA METABÓLICA. CURSO DE MEDICINA. UEMA. CAXIAS-MA

 

1) Introdução

O cianeto está compreendido entre os venenos mais nocivos e letais. Este gás é conhecido como o “ gás da Segunda Guerra Mundial”, já que o seu uso era freqüente, neste período, por oficiais nazistas para assassinatos em massa nas câmaras de gás, durante o Holocausto. O ácido cianídrico é um gás incolor, o qual confere morte imediata após ser inalado a uma concentração acima de 300mg/m3. Recentemente,uma tragédia envolvendo essa substância ocorreu no Brasil e ficou conhecida como o “incêndio da boate Kiss”. Assim, depreende-se que apesar de ser um veneno poderoso, é extremamente popular, o que denota a grande importância do conhecimento acerca desse gás, a fim de entender sua função no organismo humano.

2) Ação do Cianeto na cadeia respiratória

            A inalação de cianeto de hidrogênio gasoso ou ingestão de cianeto de potássio causa uma inibição da cadeia mitocondrial de transporte de elétrons na cadeia da citocromo “c” oxidase. Isso decorre de um mecanismo metabólico significativo, uma vez que a cadeia respiratória compõe um conjunto de reações de oxidorredução, envolvendo transportadores de elétrons que serão direcionados para a molécula de oxigênio .Esse transporte de elétrons ocorre com a formação de moléculas de NADH e FADH2.A presença dessas substâncias transportadoras de elétrons são fundamentais para a síntese de ATP(adenosina trifosfato),já que a oxidação completa de NADH e FADH2 é responsável pela produção de 2,5 e 1,5 moles de ATP na transferência para o oxigênio.

            O transporte na mitocôndria é composto por duas formas de oxidação-redução: uma em que apenas elétrons são transferidos, a qual é feita entre os citocromos e a outra forma é feita através das moléculas já mencionadas NADH e FADH2, nas quais ocorre transferência tanto de elétrons como de prótons. Para entender a ação do cianeto, é necessário entender o funcionamento das moléculas de citocromos. Primeiramente,deve-se saber que os citocromos são proteínas que contêm um grupo heme ligado,fortemente,à proteína,onde que há a ocorrência alternada do grupo ferro oxidado(Fe3+) e do grupo ferro reduzido(Fe2+),na cadeia de transporte de elétrons.

            Os citocromos são subdivididos em “a,b e c”.Esta divisão ocorre com base na banda alfa de seu espectro de absorção e no tipo de grupo heme.A subdivisão “a” possui duas formas presentes na “c oxidase”.O citocromo c é um transportador móvel de elétrons.O cianeto liga-se ao Fe3+ do heme a3 da citocromo c oxidase,a qual catalisa a etapa final do transporte de elétrons,na cadeia respiratória.Em decorrência disso,a respiração mitocondrial e a produção de energia cessam,ocasionando a morte celular,desenvolvendo um efeito de “anóxia tissular”.Para impedir a ação desse envenenamento, é necessária a administração de vários nitritos, o que ocasionará um mecanismo de competição pelo cianeto.Esse antídoto possui fundamental importância,pois a ação do cianeto na inibição do transporte mitocondrial de elétrons ocasiona disfunção da fosforilação oxidativa.

3) Tragédias motivadas pelo cianeto:

     O cianeto foi muito utilizado nas câmaras de gás nazistas para a execução, principalmente, de judeus no Terceiro Heich, de Aldof Hitler. Baseados em teorias, como a “raça ariana”.

 

O incêndio da boate Kiss,na cidade de Santa Maria(RS-Brasil) deixou cerca de 241 mortos em 27 de janeiro de 2013.O laudo emitido pelo Instituto Geral de Pesquisas(IGP) confirmou que o tipo de espumas usado nas paredes e no teto da casa noturna liberou gases tóxicos,como cianeto e monóxido de carbono.

4) Conclusão:

Depreende-se do trabalho exposto a importância da análise da ação do gás cianeto no organismo humano na cadeia respiratória,na qual ocasiona uma morte rápida.Além disso,o fato de o gás ser incolor deve ser outro motivo de preocupação para gestores públicos,a fim de que medidas possam ser tomadas para o impedimento da ocorrência desse caso clínico,que já motivou inúmeras tragédias por envenenamento,entre as quais aquela que recebe maior destaque histórico é o holocausto da Segunda Guerra Mundial.

5) Referências:

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/03/pericia-confirma-que-espuma-da-kiss-liberou-cianeto-durante-incendio.html

http://esquadraodoconhecimento.wordpress.com/2013/02/02/por-que-o-cianeto-mata/

http://www.historiadigital.org/curiosidades/10-venenos-mais-letais-da-historia/

DEVLIN, T. M. Manual de Bioquímica com Correlações Clínicas. 7.ed.São Paulo: Edgard Blucher, 2011

 

Pub

CONSULTORIA ACADÊMICA: 

Professor e orientador para sua vida acadêmica, que propõe dar suporte didático-pedagógico e orientações para que você almeje seus objetivos, de forma prática e rápida.

Existe duas maneiras de chegar a algum lugar. Uma de forma aleatória, com tentativas de acertos e erros; e, outra, orientada e supervisionada por alguém que conhece o caminho das pedras.