Prof.Dr.Luis Carlos Figueira de Carvalho

Widgets

Translate this Page
POS GRADUAÇÃO
Por que fazer uma pós-graduação?
Melhorar curriculo
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (2200 votos)




ONLINE
3






AGUA

AGUA

Análise bacteriológica de águas Básico

http://e-escola.ist.utl.pt/t/html/t/topico.asp?id=307 >

 

As águas destinadas ao consumo humano (p. ex. para beber ou para utilizar na produção, lavagem ou mesmo na cozedura de alimentos) estão muitas vezes sujeitas a contaminação, directa ou indirecta, por águas de esgotos ou por excrementos provenientes de outra origem (p. ex. de animais). A presença nas águas de microrganismos patogénicos provenientes de matérias fecais pode originar uma série de doenças infecciosas causadas por bactérias, protozoários ouvírus, representando um risco para a saúde humana. Esta é a principal causa da ocorrência de epidemias, principalmente em países onde as infra-estruturas e os cuidados sanitários e os cuidados de higiene pessoal são insuficientes ou inexistentes.

Para proteger e salvaguardar a qualidade da água e, por conseguinte, a Saúde Pública, é essencial realizar quer a purificação das águas brutas destinadas ao consumo humano quer o tratamento das águas residuais contidas em esgotos, antes da sua devolução ao ciclo natural da água. Para ser adequada para o consumo humano, a água deve respeitar um número elevado de exigências quersensoriais (p. ex. cor, turbidez, cheiro, sabor), quer químicas (p. ex. ausência de produtos químicos potencialmente nocivos, como pesticidas, adubos, iões de metais pesados) quer biológicas (p. ex. ausência de microrganismos patogénicos). Na avaliação da qualidade da água, recorre-se pois a um número diversificado de técnicas analíticas, químicas, físicas e microbiológicas, que se encontram regulamentadas e publicadas em Diário da República.

Debruçar-nos-emos, aqui, exclusivamente, sobre alguns aspectos microbiológicos da qualidade da água destinada ao consumo humano. A avaliação da qualidade bacteriológica da água realizada em rotina baseia-se na pesquisa de bactérias indicadoras de contaminação fecal na água por recurso à técnica das membranas filtrantes. Os critérios e graus de exigência na avaliação da qualidade de uma águanão são iguais para todas as águas, sendo função da utilização a que se destina.

O procedimento experimental que se descreve em seguida visa exemplificar um procedimento para a pesquisa e enumeração de bactérias coliformes (totais e fecais) numa amostra de água, com base na técnica das membranas filtrantes.

 

Acesse os arquivos do Prof. Luis Carlos em:

https://skydrive.live.com/redir?resid=B9B090273388502!2469&authkey=!AICA4Zetqp4uy-E

Pub

CONSULTORIA ACADÊMICA: 

Professor e orientador para sua vida acadêmica, que propõe dar suporte didático-pedagógico e orientações para que você almeje seus objetivos, de forma prática e rápida.

Existe duas maneiras de chegar a algum lugar. Uma de forma aleatória, com tentativas de acertos e erros; e, outra, orientada e supervisionada por alguém que conhece o caminho das pedras.